Siga-nos

Olá, o que você está buscando?

Mamãe TEAjuda

Especialistas

Escola regular ou escola especial, uma reflexão

Seus filho ou filha está em idade escolar e você está pensando em como escolher a escola? Vem ler esse texto sobre inclusão.

A escola é uma organização social de relações humanas que possui regras e normas, além de contribuir para a construção do conhecimento.

Escola especial é aquela cujo público são crianças que possuem necessidades especiais de
diversas causas.

O primeiro contato social com regras e normas fora do ambiente familiar é através da escola, que tem papel fundamental na socialização das crianças com outras crianças, professores e demais profissionais. A construção do conhecimento da criança vai se moldando nas experiências vivenciadas neste ambiente.

Ela aprende conteúdo pedagógico, aprende a conviver com outras crianças da sua idade, aprende que precisa respeitar o espaço e o outro, começa a compreender as regras sociais e a entender que existe um tempo para realização de atividades prazerosas e outras nem tanto.

Começa a entender também que precisa respeitar as regras do local para não ser punida por infringir essas regras, começa a compreender que as regras da escola são diferentes das regras da sua casa. Ela é inserida no sistema social e cada sociedade possui suas regras e normas para que haja harmonia nas relações humanas.

Se há um modelo de escola para um determinado grupo, como seria esse aprendizado social? Como esse grupo específico vai se socializar com outras crianças da mesma idade? Como o outro grupo vai lidar com as diferenças se ele não convive com o diferente? Como vai respeitar a diversidade se na construção do seu conhecimento não houve contato diário com crianças que apresentam necessidades especiais, se houve privação desse contato?

Ah, mas você pode pensar… ela pode ter contato no dia-a-dia, em parques, shopping, na praça…sim, pode ter, mas é um contato superficial, diferente da convivência diária, por várias horas, em várias situações como a escola proporciona às crianças.

A escola é muito mais do que um local que se adquire conhecimento, a escola é o local que se aprende a conviver com gente, com gente diferente de nós. E gente, é diferente!

Continua após o anúncio.

É diferente no pensar, no agir, no falar, no sentir, no gostar, gente é diferente na raça, na cor, no corpo, na crença, no jeito de andar, de pensar, e de ser…. a nossa diferença nos torna humanos!

Sim, é necessário adquirir conhecimento, mas é fundamental saber conviver com gente!

Cleide Oliveira
Enfermeira e Pesquisadora do TEA.

Escrito por

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você vai gostar

Fale comigo!

Você também se sente assim? Ver ler esse texto e veja se concorda comigo!

Especialistas

A comunicação alternativa pode ser uma excelente aliada no aprendizado das crianças. Saiba mais!

Projeto Dino

O que fazer após o diagnóstico. A Keila tem algumas dicas!